Alguns ensinamentos que retirei do meu primeiro estágio

13:41

    Durante o mês de Julho tive a oportunidade de estagiar numa empresa multinacional, como já vos tinha dito AQUI. Apesar de ter sido apenas durante um mês, que nem chegou bem a sê-lo, foram muitos os ensinamentos que retirei desta experiência.
    Tive a sorte de ficar colocada no departamento de recursos humanos e por isso, embora as áreas que esteja a pensar seguir não estejam propriamente relacionadas, é um ótimo local para estagiar. Porquê?


    1. Consegui compreender toda a dinâmica entre colaboradores e a empresa em si. Muito do meu trabalho concentrou-se em arquivo, o que fez com que ficasse a perceber toda a burocracia (muito!) necessária para que uma empresa funcione da melhor maneira possível. Se dá trabalho e é chato ter de organizar tudo direitinho? Sim, mas se as coisas não estiverem direitas é certo que mais tarde ou mais cedo algo vai correr mal. Para além disso, é aos recursos humanos que qualquer colaborador normalmente se dirige quando tem algum problema, por isso é bom sentir que podemos ajudar e que somos uma parte importante da empresa, apesar de muitas pessoas não darem o devido valor ao departamento.

    2. Tive o contacto direto com entrevistas de emprego. Graças ao departamento em que fiquei colocada tive a oportunidade de poder assistir a algumas entrevistas de emprego o que me ajudou a perceber como decorre todo o processo, o que devemos ou não fazer nestas situações, mas acima de tudo a perceber como é a dinâmica de uma entrevista de emprego que daqui a uns anos terei de enfrentar, desta forma com uma maior calma e "preparação".

    3. Percebi o trabalho de preparação que um evento envolve. Para além de arquivo estive também envolvida na organização de um evento anual que acontece na empresa para os filhos mais novos dos colaboradores. Foi engraçado perceber toda a organização envolvida e todos os problemas que podem surgir, resolvendo-os sem que os envolvidos cheguem sequer a ter conhecimento deles.

    4. Presenciei o ambiente de trabalho a que não estava habituada. Eu tinha a ideia de que o ambiente entre chefes e colaboradores não era o mesmo que entre colaboradores em sim. Achava que os chefes criavam uma certa distância. Neste momento sei que é uma ideia errada. É certo que pode acontecer, mas regra geral esse tipo de relação não é incentivado. A chefe do meu departamento era muito acessível, muito simpática, não se excluía do grupo e participava na maioria das brincadeiras, no entanto não deixava de fazer o trabalho dela. Isto porque antes do estágio também tinha a ideia de que os colaboradores eram trabalhadores (compreendo agora a mudança de nome). Quanto aos grupos, é natural dar-mo-nos melhor com algumas pessoas do que com outras e portanto continuam a existir, no entanto temos que privilegiar o bom ambiente entre todos os elementos e isso acaba por acontecer, pelo menos pelo que presenciei.

    5. Apercebi-me de que no futuro não posso ter um trabalho monótono e em que não haja contacto com as pessoas. Tal como já vos tinha dito, durante pelo menos duas semanas o meu trabalho resumiu-se a arquivo. Nessas duas semanas percebi que sou incapaz de vir a ter um trabalho monótono. A motivação para a tarefa é quase nula e eu não quero ir para o meu emprego desmotivada. Para além disso, tive também a confirmação de que preciso de ter contacto com seres humanos para me sentir mais realizada. Em alguns dias tive que ficar fechada numa sala de arquivo e digo-vos, foram os momentos mais complicados. Nos dias em que podia estar na zona das secretárias sentia-me muito melhor e, acima de tudo, mais motivada.

    No final, apercebi-me que a experiência não valeu tanto pelo trabalho em si, mas mais pelas pessoas que conheci, por aquilo que aprendi (porque aprendi mais do que vos poderia escrever) e por todas as tarefas que pude fazer que sei que me darão uma ajuda no meu futuro. Retiro um balanço muito positivo desta experiência e se pudesse era capaz de repeti-la. Estou muito contente por ter aceite o desafio! Que venham mais!



 

You Might Also Like

5 comentários

  1. Que bom! Estes estagios sao sempre bons para nos ajudar a perceber o que queremos. Não leves a mal a pergunta e se não quiseres responder eu percebo, mas qual foi a empresa?

    Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa, mas realmente preferia não partilhar o nome da empresa, pois como disse é a empresa onde o meu pai trabalha e gostava de manter a privacidade, especialmente a sua.
      Beijinho!

      Eliminar
  2. Bons ensinamentos! Claro que as coisas mudam de empresa para empresa (a cultura, organização, ambiente...) mas é óptimo que possas pegar no que aprendeste e transformar em melhores oportunidades para o teu futuro!

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom aprendermos com estas experiências :) Eu estou um bocado ansiosa para o meu primeiro estágio e ainda nem comecei a tratar das coisas x)

    ResponderEliminar
  4. De facto, o ponto 2 foi importantíssimo para o teu futuro, sem dúvida uma mais valia!
    Adorava fazer uma coisa deste género, mas escapam-me sempre as oportunidades.
    É mesmo verdade que aprendemos às vezes mais com as pessoas e retiramos isso de melhor do que o trabalho em si.
    Ainda bem que gostaste!

    ResponderEliminar

Partilha a tua opinião e as tuas dúvidas



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...