Vida Saudável #12 - Alternativas ao açúcar branco

16:31

    O açúcar branco (açúcar refinado) é o mais processado de todas as variedades de açúcar, sendo que 99,9% da sua composição é sacarose. Existem várias alternativas mais saudáveis disponíveis e portanto decidi realizar uma pequena pesquisa por este mundo virtual sobre essas mesmas alternativas. Já as conhecia quase todas, à exceção do açúcar orgânico. Algo que também fiquei a saber e que desconhecia é que existe uma enorme variedade de açúcar.
    Peço desde já desculpa aos profissionais da área se por acaso utilizar termos incorretos ou que fazem parte apenas do português do Brasil, porque eu não tenho formação nesta área. Sou apenas uma pessoa curiosa.

Alternativas ao açúcar branco

    Açúcar mascavado: tem menos aditivos químicos, maiores propriedades nutricionais (vitamina B1, B2 e B6, cálcio, magnésio, fósforo e potássio) e é menos calórico. Por isso, é considerado mais saudável que o açúcar refinado. 

    Açúcar orgânico: é produzido sem recurso a produtos químicos. Como não é refinado os seus grãos são mais grossos e a sua cor é um pouco mais escura (muito semelhante à cor de mel do açúcar mascavado). Desta forma, são preservados os seus valores nutricionais, sendo, nesse aspeto, muito semelhante ao açúcar mascavado.

    Stevia: Trata-se de um pozinho branco com vastas propriedades adoçantes (na sua forma natural é cerca de 10 a 15 vezes mais doce do que o açúcar branco, sendo 300 vezes mais doce que a sacarose) extraído das folhas da planta com o mesmo nome. Não tem calorias, pelo que não causa diabetes. Não tem ingredientes artificiais, não sendo tóxico. Ajuda, ainda, a evitar cáries e placa bacteriana.

    Mel: para além de ser menos calórico é mais nutritivo, rico em vitaminas B1, B2 e B6, vitamina C, ferro, cálcio, sódio, fósforo e potássio. Possui ainda ácidos flavonoides (associados à redução no risco de desenvolvimento de algumas doenças) e ácidos fenólicos (têm elevado potencial antioxidante).

Informações recolhidas: aquiaqui, aqui e aqui.

Nota: Eu não tenho qualquer formação nesta área, apesar de ter um grande interesse pela mesma. Todas estas informações foram obtidas através do cruzamento de dados de uma pequena investigação que realizei pela internet.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Eu tento reduzir sempre um pouco nas receitas. Ando agora em testes com a frutose.

    ResponderEliminar
  2. acho que vou começar a optar pelo açucar mascavado
    adoro a "nova cara" do blog
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Pequenas alterações na nossa alimentação que podem fazer muito!
    A ver se consigo começar a fugir do açúcar "branco".
    nem mais nem menos | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. A frutose é muito doce - não sei se já provaste - e eles dizem que duas colheres de frutose equivalem a três de açúcar, mas como gosto de tentar cortar sempre um pouco no açúcar de qualquer forma usei metade só. Para mim ficou bom, mas ainda tenho de experimentar em mais receitas.
    Acho que devias experimentar. É mais barato que a stevia, por exemplo.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelo post, bastante útil. Confesso que costumo pôr muito açúcar no café e nos iogurtes ( sim, eu sei que é um hábito estranho pôr açúcar numa coisa que já tem muito, mas não consigo comer iogurtes sem nada). Vou tentar experimentar essas alternativas :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  6. Também não conhecia o açúcar orgânico! (: De resto, já me eram todos familiares - e já utilizei todos! :p
    Beijinho*

    ResponderEliminar

Partilha a tua opinião e as tuas dúvidas



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...