Benefícios de ter um animal de estimação

15:09

    Lembram-se deste post em que vos mostrei o meu cãozinho bebé? Ele está tão diferente! Cresceu tanto e as próprias cores do pêlo alteraram-se bastante. Neste momento, o pêlo da cabeça apresenta tonalidades em castanho claro que até quase parece ruivo.
    Mas adiante, o post de hoje não é para falarmos sobre o Aramis (sim, o meu cão tem o nome de um dos três mosqueteiros), mas sim sobre os benefícios que ter um animal de estimação nos traz. Irei referir-me ao meu caso, nomeadamente à espécie canina, mas penso que as "regras" se apliquem a outros tipos de espécies em geral desde que haja uma ligação entre vocês.

Beagle
O meu cãozinho agora está muito parecido com o desta fotografia.

1. Amor incondicional e recíproco: 

Esta é das óbvias, mas até ser vivida não conseguimos entender o que verdadeiramente se sente. Eu já tinha tido outros tipos de animais de estimação (peixes e canários), mas não me conseguia ligar afetivamente a nenhum deles, pelo que nunca tinha sentido este tipo de amor. Até que um cãozinho vem habitar a minha casa e, aqui sim, há a criação de uma ligação, até porque um cão é um tipo de animal que facilita a interação e que também expressa melhor as suas emoções.
É um tipo de amor inexplicável, mas gratificante porque sentimos que é retribuído. Muitas vezes até a dobrar. Não há melhor sensação do que chegar a casa e ver o meu cão a vir a correr ter comigo porque quer um mimo ou a ganir enquanto não abro a porta porque me quer ver.

2. Responsabilidade:

Os meus pais adoram esta particularmente. Um animal implica sempre muitos cuidados da nossa parte. Desde ter de lhes dar de comer a limpar o que eles fazem e tudo o que vem pelo meio. Se não estão preparados para ter este tipo de trabalho então não vale a pena pensarem em ter um animal, porque ele precisa de todos esses cuidados, uma vez que não consegue fazer esse tipo de coisas sozinho. Parece ser horrível e muito custoso, mas a verdade é que acaba por se transformar em algo gratificante, porque ele acaba por nos agradecer.

3. Redução da ansiedade:

Não sei explicar a razão para isto acontecer, mas já vi que é natural que tal ocorra. Noto algumas diferenças no que à minha ansiedade diz respeito. De certa forma, sinto que o meu cão consegue deixar-me mais calma, mesmo quando eu nem me apercebo que estou demasiado nervosa. Talvez seja pelas inúmeras gargalhadas que me faz soltar, mas segundo o que pesquisei esta sensação de redução de stress deve-se ao facto de ao fazermos-lhes mimos essa ser uma ação calma, rítmica e repetitiva assemelhando-se quase ao ato de meditação. (aqui)

4. Não é uma perda de tempo:

Sou uma pessoa que se martiriza por perder tempo com algumas coisas quando o poderia usar para fazer outras bem mais úteis. Um animal de estimação implica gasto de tempo obviamente, mas depressa me apercebi de que esse gasto de tempo não era de todo uma perda de tempo. Os momentos que passo com ele deixam-me mais feliz e vê-lo feliz também a ele aumenta ainda mais a minha felicidade. Para além do mais, no meio de tantas brincadeiras, correrias e passeios a nossa forma física e saúde também agradecem.

5. Temos sempre um ouvinte:

Há alturas em que não conseguimos ou não temos a possibilidade de desabafar sobre certas situações ou problemas com outras pessoas, mas sabemos que com o nosso animal de estimação não haverá problema pois este não nos julgará e ouvirá sempre. No final ainda temos direito a miminhos, porque eles percebem verdadeiramente aquilo que estamos a sentir, apesar de não terem compreendido metade dos desabafos.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Adorava ter um cãozinho :)
    Mas nem o apartamento, nem o estilo de vida o permitem :/
    São os melhores amigos que podemos ter :)

    um beijinho*
    Dreams and Lemonade

    ResponderEliminar
  2. Partilho dos teus cinco pontos, especialmente com o primeiro. Aconteça o que acontecer, quando temos um animal de estimação, temos um amigo para a vida. Sempre adorei cães e sinceramente considero-os melhores que muitas pessoas. Se pudesse tinha uma quinta cheia de cães haha.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma gata há quase 6 anos e não me imagino a viver sem ela! :)

    ResponderEliminar
  4. eu adoro animais! sempre amei gatos, e já tive imensos, o único problema é que os gatos são mais independentes e acabam por fugir ou ir para a estrada e enfim...
    sempre quis um cãozinho porque, de facto, são os animais que mais facilmente demonstram o seu amor. há por aí montes de vídeos e imagens que mostram que são mesmo os melhores amigos do ser humano.
    mas qualquer animal de estimação ama os seus donos, mesmo os que não o sabem mostrar muito bem, e não há nada mais gratificante do que sentir o amor dos bichinhos por nós :')
    beijinhos, Noelle :) http://supergirlinconverse.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Eu estou a preparar-me para ter um gato.
    Vamos lá ver como é que corre!
    nem mais nem menos | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Digo-te que o teu cão tem um SUPER nome. Well done!

    ResponderEliminar

Partilha a tua opinião e as tuas dúvidas



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...