Diferenças entre feminismo e femismo

23:25

    Neste momento muitas são as pessoas que estão a (re)descobrir o feminismo e a assumirem-se como feministas, mas a verdade é que por vezes o próprio conceito de feminismo é confundido com o de femismo, o que leva a que muita gente não consiga compreender realmente os ideais que se defendem. Femismo não é uma palavra formal e que apareça em dicionários, pois penso que tenha sido criada por feministas numa tentativa de resolver conflitos de ideais. Por isso, hoje, vim também eu alertar-vos para esse equívoco, evitando possíveis confusões.

    O feminismo, tal como Malala disse numa entrevista que deu a Emma Stone, é mais uma palavra para igualdade. O que significa que uma feminista pretende atingir a igualdade de direitos em relação aos homens. Nem mais, nem menos! Já o femismo é o oposto de machismo, ou seja, as femistas pretendem superiorizar as mulheres em relação aos homens. Portanto, enquanto que o feminismo apregoa a igualdade de género, o femismo pretende criá-la, "beneficiando" as mulheres.

    Pessoalmente, acho que é muito perigoso confundir os dois, porque a ideia original que uma feminista deve passar acaba por ser destruída. Ninguém é mais do que ninguém, muito menos por uns terem nascido com uma vagina e outros terem nascido com um pénis (peço desculpa se feri suscetibilidades), porque no final somos todos iguais. E sim, o feminismo não tem que ter apenas apoiantes do sexo feminino, aliás, o feminismo não tem só apoiantes do sexo feminino e mais uma vez isso prova o que realmente se defende: igualdade entre todos.

    A maior parte das críticas ao feminismo que se ouvem devem ser dirigidas a apoiantes do femismo, mas o grande problema é que algumas defensoras acabam por confundir os movimentos e apregoá-los erradamente. Espero ter conseguido esclarecer pelo menos quem leu este post de modo a tentar mudar isso.


You Might Also Like

6 comentários

  1. Nunca vi ninguém a defender esse femismo... 99,9% das vezes o que existe são machistas revoltados a tentar desviar a atenção do feminismo.

    ResponderEliminar
  2. Este post é super importante Há uma tendência para se confundir os dois conceitos, o que é completamente errado e desvaloriza o feminismo - que acaba por ser alvo de comentários ridículos por parte de alguns ignóbeis desinformados que por aí andam.

    ResponderEliminar
  3. O feminismo é uma corrente que engloba várias teorias mas num fundamento comum de igualdade.
    É preciso conhecer as diversas escolas teóricas para nos centramos academicamente, mas num plano mais abrangente fala sempre de igualdade.
    Como estudante de sociologia nunca estudei o que referes como femismo.

    ResponderEliminar
  4. As pessoas costumam achar que o feminismo é o mesmo que ser machista mas do ponto de vista das raparigas. Ser feminista é defender o pé de igualdade entre todos.
    Esta publicação é mesmo muito importante.

    R: Estou mesmo triste com a morte do Bowie... e o álbum está tão bom!
    Quanto às presidenciais, vamos ver o que acontece. Mas não estou a ficar muito entusiasmada com elas.

    ResponderEliminar
  5. "Ninguém é mais do que ninguém, muito menos por uns terem nascido com uma vagina e outros terem nascido com um pénis." Concordo plenamente, no meu caso sou feminista, algo que tenho vindo a defender há muito pouco tempo, quando me apercebi realmente das injustiças que ainda pairam, no entanto nunca tinha ouvido falar do termo "femista". Obrigada !

    ResponderEliminar
  6. Por acaso não conhecia o termo femismo e conheço muitas pessoas que trocam os dois termos.

    ResponderEliminar

Partilha a tua opinião e as tuas dúvidas



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...