Coisas a fazer para começar o novo ano da melhor maneira

22:01

    O início de um novo ano representa um novo começo. Não porque as coisas vão miraculosamente mudar por termos passado de um número de quatro dígitos para o seu sucessor, mas sim porque a ideia de um novo ano é uma excelente motivação para mudar ou melhorar tudo o que quisermos, com força de vontade, na nossa vida.
    Assim, e para começar 2016 da melhor forma, parece-me uma ótima ideia partilhar com vocês algumas coisas que já fiz e que pretendo fazer de forma a organizar-me.

1. Organizar a agenda

    A não ser que utilizem uma agenda escolar, vão ter de começar a usar uma nova. A primeira coisa a fazer é colocar todos os aniversários, trabalhos, exames, testes, a fazeres e qualquer outro tipo de evento que já tenham planeado para que não se esqueçam de nada. Se não gostam do design da vossa menina podem sempre personalizá-la. Já vos mostrei neste post como tinha personalizado uma agenda antiga, mas há muitas mais ideias que podem encontrar pela internet.

2. Definir metas

    Confesso que este é o primeiro ano em que escrevi uma lista de metas que pretendo atingir ou simplesmente de atividades que pretendo realizar. No entanto, essas metas (atenção que metas e desejos não são sinónimos) são realistas e sei que farei a maior parte delas. Uma ou outra podem não se realizar ainda este ano, porque não dependem só de mim, mas no que depender de mim há pelo menos uma certeza: vou dar o meu melhor para conseguir chegar ao fim do ano e poder dizer que consegui atingir os meus objetivos.
    Escrevê-las é realmente importante porque podem funcionar como estímulo visual, ajudando-nos um pouquinho quando os momentos de desmotivação se abatem sobre nós, mas também porque dessa forma não nos vamos esquecer do que realmente definimos, lembrando-nos sempre de que nos comprometemos a realizar certa tarefa.

3. Métodos para atingir essas metas

    Depois de termos decidido aquilo que queremos realizar em 2016 (tenho a certeza de que a minha lista vai crescendo ao longo do ano), e para que essas metas não acabem por ser simplesmente desejos, há um conjunto de coisas a fazer para que realmente consigamos concretizar o máximo daquilo que nos propusemos fazer. Nomeadamente, definir estratégias e deadlines. É óbvio que esses métodos vão variando de acordo com o tipo de meta proposto. 
    Imaginem que planearam ler pelo menos 12 livros este ano. Em média iríamos ler um livro por mês. Para que o entusiasmo comum de início de ano não desvaneça seria uma boa ideia planear já os livros que gostávamos de ler, pelo menos nos primeiros três meses, e colocar na agenda lembretes para os começarmos a ler, mas também a meio e no final do mês para que não nos esqueçamos deles. Suponhamos que outra das nossas metas é ir ao ginásio, o primeiro passo é procurar por vários espaços e inscrever-mo-nos no que faz mais sentido para nós. 
    Se realmente quisermos melhorar ou fazer algo de novo na nossa vida cabe-nos apenas a nós arranjar formas para que o consigamos realizar. A motivação e a força de vontade são ferramentas essenciais e poderosíssimas!

4. Arrumar todos os espaços que usamos diariamente

    Eu sei que é uma chatice arrumar a secretária, o quarto, o roupeiro... Mas espaços organizados ajudam a criar uma mente mais organizada e quem é que quer uma mente desorganizada? O equilíbrio é essencial em todos os aspetos da nossa vida e a organização permite-nos atingi-lo.

You Might Also Like

4 comentários

  1. A agenda já cá está desde o final do ano, mas metas nem estabeleço porque depois não se cumpre nada ahah

    ResponderEliminar
  2. Eu neste momento só preciso da agenda!

    ResponderEliminar

Partilha a tua opinião e as tuas dúvidas



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...