Abstenção

23:14

    Ainda não tenho a idade legal para poder exercer o meu voto, apesar de faltarem apenas alguns meses. No entanto, como cidadã portuguesa, interesso-me minimamente por questões políticas. Não vos venho falar sobre os candidatos presidenciais, mas sim sobre algo muito mais importante e assustador, devo confessar.
    Os números ainda não são definitivos, mas conta-se com uma abstenção superior a 50%. Mais de metade da população com condições para votar escolheu não o fazer. As justificações podem ser muitas, algumas mais válidas que outras, mas a verdade é que a importância de voto parece que é constantemente desvalorizada.
    Muitas são as pessoas que se esquecem que apesar de o ato de votar ser um direito é também um dever. Temos o direito de expressar a nossa opinião, mas devemos fazer-nos "ouvir" na altura certa e quando somos chamados a fazê-lo. Penso que o argumento "não vale a pena ir, é só mais um voto" está mais do que arrumado. Todos sabemos (ou deveríamos saber) que por um se ganha e por um se perde. Depois não podem esperar criticar os resultados se nada fizeram para que eles fossem diferentes. A mudança está nas mãos dos cidadãos que têm acesso a essa possibilidade, no entanto negá-la é negar a vontade de mudança e de expressar aquilo que se defende na democracia. E para que esta funcione é preciso usar-se esse poder que temos a nosso dispor.


You Might Also Like

4 comentários

  1. Eu nao fui votar, com muita pena minha. Mas estou fora do pais em trabalho. :/ mas eu acho que toda'gente devia ir as urnas, nem que fosse para fazer bigodes nas caras deles. No dia em que os votos em branco ou nulos forem superiores aos votos efectivos, ai sim vai ser giro. Beijinhos

    Giveaway no blog, participa :D
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu já voto há alguns anos e gosto muito de o fazer :)
    Acho que toda a gente o devia fazer. Conheço muita gente que não vota por total desinteresse. De facto todos fazem, ou já fizeram, falcatruas de qualquer género e quase não há 1 que se aproveite ou que tenha a folha limpa, mas acho que é um dever nosso.
    Espero que continues com esse pensamento quando puderes votar :) Precisamos de mais pessoas assim :)

    um beijinho*
    Dreams and Lemonade

    ResponderEliminar
  3. Voto desde que tenho idade para o fazer e não tenciono deitar ao lixo um direito que outras pessoas conseguiram para mim. Acho que não votar é uma falta de respeito pelo país, pelas pessoas que votam e pelos nossos antepassados (que não tinham essa opção). A meu ver só demonstra desinteresse...

    ResponderEliminar

Partilha a tua opinião e as tuas dúvidas



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...