FILMES | The Giver - O Dador de Memórias (2014)

18:15

    Depois de a sociedade como a que conhecemos hoje ter sido destruída, foram criadas algumas colónias em que a igualdade era tida como valor máximo, mas levada ao extremo. Todos os membros dessas comunidades estavam condicionados por regras impostas pelos anciãos. Certas coisas elementares tais como as cores, os sentimentos, a liberdade de escolha, etc. foram-lhes retiradas, mas os habitantes desconhecem-nas por completo porque nunca viveram num mundo em que tais coisas existiam.
    Há apenas um detentor de todas as memórias que sabe o que outrora fora o mundo e, aquando do final do liceu Jonas é incumbido de ser o Recetor de Memórias, este deve partilhá-las com ele. No entanto, apesar das coisas magníficas que o nosso mundo tinha tais como a música, a dança, as mais diversas sensações, a permissão ao toque, sentimentos como o amor, as cores... Certas memórias conseguiam ser destrutivas tais como a guerra, o ódio, o racismo... Era com o argumento de não passar estas más memórias porque senão seriam repetidas novamente e o mundo voltaria ao que outrora fora, que os anciãos decidiram que tudo aquilo tinha de ser banido desta nova realidade.
    Este é um filme que nos faz questionar sobre certos valores humanos, mas sobretudo sobre certos aspetos que tomamos como garantidos e os quais muitas vezes não valorizamos.
    Se podia ser um filme melhor? Podia. Acho que retrata assuntos com importância e que nos levam a uma reflexão, mas ao mesmo tempo há alturas em que me deu a sensação de ser um "filme para adolescentes" no sentido de ser um pouco mais comercial e não abordar aquilo a fundo. Muito sinceramente penso que não consiga expressar melhor esta ideia. Não sei se compreendem muito bem aquilo a que me refiro, ou se já alguma vez tiveram a mesma sensação.
    O elenco inclui atores de renome tais como Meryl Streep, Jeff Bridges, Katie Holmes, Cameron Monaghan, etc. Conta também com uma pequena participação da Taylor Swift.
    É de notar que se trata de um filme de ficção científica e drama, tal como devem ter percebido em cima. Foi baseado no primeiro livro de uma série de quatro outros livros do escritor Lois Lowry. Confesso que fiquei curiosa com os livros.
    No geral, foi um filme que me agradou e, caso tenham tempo, não perdem nada em vê-lo.

Classificação IMDb: 6,5
Minha Classificação: 6,5

You Might Also Like

1 comentários

Partilha a tua opinião e as tuas dúvidas



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...