ERA'15: Utilizar Capa/ Dossier

11:24

    Sei que o mais convencional é usarem-se cadernos nas aulas, mas hoje apresento-vos uma forma diferente que talvez até nem conheçam e que pode ser uma alternativa mais eficiente. Uso capa em substituição de cadernos desde o meu sexto ano, portanto metade do meu percurso escolar foi feito utilizando capa, uma vez que estou agora no décimo segundo ano. Penso ser por isso uma fonte segura de opinião sobre este tema...
    Só não comecei a usar logo no quinto ano este método porque decidi ignorar um conselho (sábio!) da minha mãe para tal. As mães sabem bem o que dizem, acreditem...

    Porque é que para mim é muito melhor usar capa em vez de cadernos?


    Número 1: temos menos peso porque não precisamos de levar as folhas todas nem levar todas as disciplinas, enquanto que nos cadernos temos sempre que levar aquele x peso, sendo que muitas vezes levamos vários cadernos para as diferentes disciplinas. E quando acontece o caderno estar a acabar e termos de levar dois para a mesma disciplina? Ui, que cabo de trabalhos!

    Número 2: há uma maior organização, pelo menos na minha opinião, uma vez que conseguimos arquivar as várias fichas e suplementos que os professores nos vão fornecendo junto da matéria em questão sem ter de andar com colas e tesouras atrás (apesar de também o fazer de vez em quando), pois costumo ter pelo menos uma mica por cada disciplina. Acabando, assim, por ficar tudo no mesmo sítio sem ter de andar com portfólios para trás e para a frente.

    Número 3: é mais prático. Sabem quando os professores pedem para fazer um trabalho na aula que é para entregar numa folha à parte e que quando temos cadernos nunca temos dessas folhas? Pois é, em vez de andar com essas folhas nos portfólios para prevenir ou de arrancar páginas dos cadernos eu já as tenho comigo, uma vez que elas acabam por ser o meu caderno... Sabem também quando alguém não passou x apontamento e pede para copiar? O que é mais fácil? Emprestar-lhe o caderno todo ou apenas aquela folha? Para além de que quando queremos estudar acaba por ser mais fácil ter ao lado certa folha do que um caderno inteiro aberto que também dá a sensação ao nosso cérebro de que temos imenso para estudar...
    Penso que acabará por ser uma alternativa que sairá mais barata a longo prazo, mas isso depende muito do tipo de capa que comprarem e do tipo de cadernos que comprarem, claro. Este ano para mim será definitivamente mais barato porque não comprarei uma nova capa, uma vez que a do ano passado tem uma boa durabilidade e ainda está em ótimas condições.

    Qual é o meu esquema de organização?


    Em primeiro lugar acho que é fundamental ter a capa que levamos para a escola (claro), mas também um dossier para termos em casa de forma a guardar tudo. Como disse, eu não costumo levar todas as disciplinas, somente aquelas a que terei aula naquele dia. Para isso as restantes ficam no dossier. Também não costumo levar todas as folhas que tenho desde o início do período. Levo aquelas que acho necessárias ficando as restantes arquivadas no dossier que tenho em casa.
    Podem achar que mudar as folhas e as disciplinas pode ser uma confusão, mas acreditem que é bastante fácil e não fica nada desorganizado nem perco nenhuma folha, pois pego no separador da disciplina e em todas as folhas que irei levar e troco do dossier para a capa e vice-versa, todas de uma vez.
    Converti muitas amigas para a capa (como se fosse uma seita secreta ou algo do género) e cada uma depois adopta o método que lhe dá mais jeito. Por exemplo, em vez de trocarem de disciplina todos os dias tenho amigas que levam todas as disciplinas, mas menos folhas por cada, por exemplo só as da aula anterior ou nem isso, de forma a ser menor o peso. Também tenho amigos que só usam capa para algumas disciplinas e para uma ou outra usam cadernos... Há quem use uma capa diferente para cada disciplina (não aconselho, o método do dossier é mais prático)... Depois é uma questão de verem o que se adapta melhor a vocês. Eu aconselho vivamente e a maioria das pessoas que trocaram para este método disseram-me que adoravam e que se sentiam muito melhores com ele. Só estavam arrependidas era por não o ter usado mais cedo.
    Já alguma vez tinham pensado nesta hipótese? Se tiverem alguma dúvida deixem nos comentários que eu respondo, nem que seja com um post detalhado da questão ou algo do género. Há por aí mais amantes da capa?


P.S.: Por acaso este ano fiquei um pouco indecisa se valeria a pena continuar a usar capa por ter apenas 4 disciplinas, até porque certamente haverá dias em que só terei duas, mas depois de falar com a minha mãe (eu não disse que elas sabiam o que diziam?) optei por continuar a fazê-lo porque os prós e os contras continuarão a ser os mesmos e eu já estou habituada a este método.

You Might Also Like

4 comentários

  1. muitos bons argumentos. Usar capa tem imensas vantagens, usei esse método o 5 e 6 ano e adorei (apesar de ser uma criança e não saber o que andava para lá a fazer). Sinceramente acho que há mais vantagens em se usar capa mas como já estou habituada a usar cadernos e já os comprei pelo menos por este ano vou continuar com eles :)
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo contigo, mas mesmo assim não consigo usar capa x) Acabava por perder sempre as folhas!

    ResponderEliminar
  3. por acaso sempre fui de usar cadernos, mas este ano penso que vou usar capa, para não ter que andar com um peso enorme atrás...
    beijinhos, Noelle :) http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu uso um caderno A5 para todas as disciplinas xD

    Beijinho gigante <3

    Se poderes passa pelas minhas redes sociais e comenta amava saber a tua opinião!
    Facebook | Blog | Instagram | Canal no YouTube

    ResponderEliminar

Partilha a tua opinião e as tuas dúvidas



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...