ERA'15: Dicas de Organização Escolar

13:34

    À medida que avançamos no grau de ensino a quantidade de tarefas e de matéria a estudar aumenta também. Há pessoas que são por natureza muito organizadas e sabem bem aquilo que têm a fazer para manter essa organização, mas o oposto também existe. Hoje decidi partilhar com vocês algumas coisas que eu faço ou que farei para manter tudo em ordem eliminando assim um potencial problema.

Agenda: Começando pelo básico. De certeza que já vos disseram que ter uma agenda é muito importante, mas provavelmente isso passou-vos ao lado ou se calhar até a tentaram usar mas passados uns meses deixaram-na de lado (eu entendo,também era assim). Acreditem que as pessoas que vos aconselharam a usar agenda não estão a mentir quando dizem que só por si este objeto é um salva vidas pois nunca nos esquecemos de um teste, de um trabalho, de quando temos de começar a estudar, dos TPC's, do material que temos que levar, das outras atividades que temos, enfim podemos ter tudo e mais alguma coisa neste caderninho especial de forma a facilitar-nos a vida e a deixarmos espaço na memória para coisas mais importantes.

Imagem retirada do WeHeartIt.

Calendário Escolar: Outra "ferramenta" igualmente importante para mim é ter um calendário escolar onde escrevo as datas dos testes. Esta é uma forma mais visual de vermos quanto tempo temos para o teste e o espaçamento que há entre eles porque por vezes com a agenda não nos conseguimos aperceber bem de quantos dias verdadeiramente faltam. Normalmente tenho-o numa mica na minha capa e é sempre a primeira página.
Este calendário foi feito por uma amiga minha. Este ano devo ser eu a fazer o meu.
Tabela de Notas: Comecei a fazer isto o ano passado e deu-me muito jeito. Temos uma melhor noção do nosso percurso escolar e daquilo que temos que melhorar. Acho que ao mesmo tempo funciona como motivação.
Acrescentem disciplinas e colunas conforme as vossas necessidades. Já agora, a ideia original é da Ivânia.

Horário: Nos primeiros tempos de aulas ninguém sabe o horário de cor. De maneira a não nos enganarmos na sala ou mesmo até nas disciplinas que vamos ter aconselho a terem o horário num local de fácil acesso e a consultarem-no quando estão a preparar a mochila ou mala. Sabem aqueles horários de papel que às vezes nos dão nas papelarias de forma a preenchê-los? Se os tiverem utilizem-nos! Podem colocá-los na vossa carteira, ao lado do calendário escolar, na vossa agenda... Outra ideia é fazerem print ao vosso horário ou tirar uma fotografia e colocarem-no no vosso telemóvel, computador ou tablet, se bem que é capaz de ser mais prático no telemóvel. Quantas mais vezes o virem mais facilmente o decorarão. Para quem está no 12º ano tal como eu, o horário terá mais disciplinas do que aquelas que realmente teremos. Será, por isso, uma boa ideia fazer um horário apenas com as disciplinas em que estamos inscritos e nele incluir também as nossas atividades extra-curriculares de forma a ser mais percetível o tempo que temos livre e em que alturas devemos estudar.
Imagem retirada do WeHeartIt.

Calendário Mensal: Confesso que este método nunca usei por causa da agenda, mas para quem não tem uma agenda ou quer simplificar o processo pode simplesmente imprimir calendários mensais (encontram imensos gratuitamente na internet e para todos os gostos, experimentem o Pinterest) em que vão escrevendo nos dias as vossas tarefas ou simplesmente o que vos apetecer. Pensei fazer isto e colocar no meu quarto de forma a não me esquecer mesmo de nada, até porque é uma forma mais visual de vermos as coisas e percebermos que afinal o Teste 1 é mais próximo do Teste 2 do que parecia. Ainda não sei se o porei em prática.
Estes foram todos encontrados através do Pinterest.

To do lists: Também não costumo fazer, ou escrevo na agenda ou destino esta tarefa à minha memória (nem sempre corre bem). Um to do list é, tal como o nome indica, uma lista de tarefas. Sabe sempre bem ver que fizemos as tarefas propostas e poder riscá-las ou fazer um certo... Se não quiserem fazer a to do list e para não se esquecerem das tarefas podem pôr lembretes no telemóvel ou algo do género. Tanto podem fazer a lista à mão como, mais uma vez, imprimir um entre centenas dos designs já prontos que podem encontrar, por exemplo no Pinterest, como este abaixo.
Estas são algumas coisas que podem fazer de forma a não deixarem trabalhos acumularem-se e de forma a não se esquecerem de nenhuma data. Espero que sejam úteis!

You Might Also Like

4 comentários

  1. adorei as sugestões! costumo usar algumas destas, mas confesso que nunca me tinha lembrado da tabela de notas :p
    beijinhos, Noelle http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. sem dúvida que a agenda é a minha melhor amiga no tempo de aulas. não sei o que faria sem ela ;)

    beijinhos
    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Queres que eu te envie o meu calendário deste ano!!!

    Kisses

    - MJ

    ResponderEliminar
  4. Excelentes dicas!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Partilha a tua opinião e as tuas dúvidas



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...