FILMES | Pride and Prejudice

17:32

    Provavelmente já ouviram falar de Jane Austen. Era uma escritora do século XVIII que criticava o estatuto da mulher que imperava na altura, sendo estas tratadas como seres inferiores e meros objetos que não poderiam ter direito a expressar a sua própria opinião. Pois bem, estou super ansiosa para ler pelo menos um dos seus livros. Acho que vou começar por ler o Orgulho e Preconceito (livro que deu origem a este filme) porque é o que tenho ouvido mais falar e até já mo tinham recomendado.
    Sei bem que o mais correto a fazer é ler o livro primeiro e só depois vermos o seu filme, mas com a minha lista de livros cada vez mais longa e tendo em conta que prometi a mim mesma ler primeiro os livros que já comprei dessa lista (primeiro ainda tenho de acabar de ler o Memorial do Convento, mas talvez intercale outro pelo meio) sabia que ainda iria demorar para que pudesse ler algo de Jane Austen (mas estou mesmo curiosa, talvez quebre a minha própria promessa...).
    Estava com vontade de ver um filme e decidi ver, então Pride and Prejudice, que tem como tradução para português de Orgulho e Preconceito. Não é um filme que tenha sido produzido na atualidade, pois já tem 10 anos. Penso até que já tenha passado num dos canais públicos de televisão, pelo menos lembro-me de ver uma cena do filme que penso ter passado à algum tempo talvez na SIC.
    Quanto ao filme propriamente dito, a atriz principal deve ser uma conhecida vossa: Keira Knightley, mas o elenco não deixa de ser recheado e de ter alguns nomes bem sonantes.
    Resumidamente, o filme retrata a história de Elizabeth Bennet, uma jovem mulher com ideias próprias e que não aceita as condições de casamento impostas pela sociedade tais como o casamento por conveniência. Lizzie (como a família a tratava) defendia o casamento apenas motivado pelo amor mútuo e por isso acreditava que seria solteira toda a sua vida. No entanto, após conhecer Mr. Darcy a sua vida muda e afinal ele não era simplesmente aquilo que parecia ser, mostrando-nos que aquilo que pensamos e sentimos pelas outras pessoas vão mudando e evoluindo ao longo do tempo e dos mais diversos acontecimentos. Ao longo do filme é colocado um desafio às duas personagens numa tentativa de ultrapassarem o orgulho e o preconceito por não fazerem parte da mesma classe social, uma vez que Elizabeth não era de todo rica ao passo que Mr. Darcy era, de forma a que possam ser felizes. Apesar de ser um filme de época e sei que muita gente não gosta desse tipo de filme acho que retrata temas muito atuais porque as relações humanas, mais concretamente os valores humanos são algo que pouco ou nada muda.
    Não posso falar muito do filme porque senão não teria piada vê-lo, mas recomendo-o. Eu gostei mesmo muito do filme. Provavelmente falaria com mais paixão dele após ler o livro porque ao que parece Jane Austen é uma autora que cativa os seu leitores (especialmente o sexo feminino) de uma forma arrebatadora, mas penso que também é importante poder avaliar só o filme. Quando ler o livro depois faço um post aqui no blog (é capaz de demorar).
    Já viram o filme ou leram o livro? O que acharam?

Classificação IMDb: 7,8


You Might Also Like

5 comentários

  1. Não posso deixar de confessar que fiquei muito curiosa! Espero vê-lo já esta noite!
    beijinhos, blog: Maria Capaz

    ResponderEliminar
  2. Acreditas que nunca vi? Sou um desastre!

    ResponderEliminar
  3. Adorei esse filme :) É um dos meus favoritos.
    Beijinhos,
    Cherry

    http://lifeofcherryblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adoro Jane Austen, adoro Pride and Prejudice, adoro a Elizabeth e o Darcy! Jane Austen é das minhas escritoras preferidas, até já falei nela no blog :)

    ResponderEliminar
  5. Gostei tanto do livro como do filme. Bom, talvez mais do filme :P

    ResponderEliminar

Partilha a tua opinião e as tuas dúvidas



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...