Student's Big Issue

18:53

    Pois é, o grande bicho de sete cabeças dos estudantes está já ao virar da esquina e as preocupações e ansiedade não param de crescer. Certamente já se aperceberam do que estou a falar... Isso mesmo, os exames. Ainda por cima mais do que um. Pobrezinhos, se fosse só um e só a uma disciplina iria sentir-se muito só... Mas bem, a verdade é que tal como já referi esta é uma altura em que o stress e o trabalho são em demasia e há que saber controlá-los.
    Este ano também eu faço exames. Serão os meus primeiros exames "a sério", os primeiros com os quais me preocupo e os primeiros aos quais me terei de dedicar verdadeiramente. Estudar quantidades enormes de matéria de dois anos em pouco tempo é esgotante e uma tarefa árdua, mas a qual vamos superar! (Só espero conseguir manter esta confiança durante muito tempo!). A verdade é que, pelo menos no meu caso, tivemos já de rever alguma matéria para algumas aulas o que ajudou muito neste processo. No entanto, ainda há muito trabalho pela frente e é sobre como o fazer que me irei debruçar hoje.

  • Conforto: a melhor forma de fazer o estudo render é estarmos confortáveis. Quando as calças estão apertadas concentram-se mais na concentração de ácido que deveriam ter ou no quanto gostavam de desapertar o botão? Assim, sugiro leggins e t-shirts o mais confortáveis possíveis.


  • Tempo: as aulas acabaram, mas isso não é sinónimo de férias! Não façam já uma quantidade de planos absurda para estas duas semanas. Esperem um pouco e depois dos exames terão muito tempo. Acreditem que estas duas semanas serão preciosas e quanto melhor as aproveitarem mais benéfico será para vocês.
  • Planos de estudo: nunca funcionei muito bem com planos de estudo do género: "hoje estudo X matéria e amanhã Y" ou "das 16h às 18h estudo X e das 18h às 20h estudo Y", até porque dificilmente conseguirei estudar duas horas seguidas sem nenhuma pausa pelo meio e isto só contribui para a minha ansiedade. No entanto, ter um plano e uma obrigação faz-nos ter um objetivo e algo que aconselho a fazer, até mesmo para poupar tempo, é a não seguir exatamente a ordem do plano da disciplina, mas sim começar por estudar as partes em que têm mais dificuldade e que já não se lembram tão bem.
  • Intervalos: estudar durante longas horas seguidas raramente tem um efeito benéfico. Ficamos saturados e precisamos de descansar. De hora em hora ou hora e meia em hora e meia (isso já depende de vocês) é aconselhado fazer-se uma pausa de 15 a 20 minutos. Essas pausas podem passar por fazer alguns alongamentos, pequenos exercícios, pequenas caminhadas, lanches, etc. Algo que vos consiga relaxar um pouco e manter o vosso corpo ativo, pois passamos muito tempo sentados.
  • Partilha: as tuas dúvidas e o teu conhecimento com os outros. Não creio que estudar em grupo seja algo positivo senão tivermos estudado antes, mas se já o fizemos pode ser uma ajuda muito boa.
    Boa sorte para todos aqueles que vão ter exames estes ano! Provavelmente ainda irei ter aqui no blog mais algumas dicas sobre o assunto porque ficou muito por dizer. Espero que sejam posts úteis. Beijinhos.

You Might Also Like

0 comentários

Partilha a tua opinião e as tuas dúvidas



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...