Regresso às Aulas: A minha experiência no secundário

17:17

    Sei que a mudança para o secundário representa um grande bicho de sete-cabeças para a maioria dos estudantes. Talvez porque a partir dessa altura as notas e todo o desempenho seja "a sério", pois são elas que nos vão dar acesso ao ensino superior ou mesmo entrar no mercado de trabalho. Talvez se torne nesse bicho de sete-cabeças simplesmente por todas as mudanças que o secundário implica sejam elas turma, amizades, professores, escola, formas de ensino diferentes, etc.
    Este ano estou no 11º ano sendo que no ano passado estava no 10º ano. Vou dar-vos a minha mais sincera opinião e contar-vos um pouco da minha experiência, mas as coisas mudam muito de pessoa para pessoa até porque cada escola é diferente, tal como os professores, matérias (dependendo do curso)...
    Estou no curso de Ciências e Tecnologias que pelo menos aqui em Braga é o mais popular pois mais tarde na universidade é o que nos permite aceder a um maior número de cursos.
    Mudei de escola e de turma, apesar de ter um amigo meu na nova turma não conhecia o resto dos alunos e até que criasse alguma ligação com as outras pessoas ainda demorou algum tempo, mas acho isso completamente natural porque não se fazem amigos de um momento para o outro.
    É claro que há coisas que mudam. Não vos vou mentir e dizer que vão manter todas as relações que tinham antes, mas se houver força de vontade de ambas as partes a maioria vão conseguir manter. Algumas relações desvanecem, outras enfraquecem, mas outras ficam ainda mais fortes.
    Quanto às notas a história é diferente. Pelo menos no meu curso se não estudarmos não conseguimos ter notas razoáveis muito menos boas notas. Acreditem que não estou a exagerar. A matéria é muita e tem o seu quê a nível de complexidade. Se não nos conseguimos habituar ao tipo de ensino rapidamente começamos a ver as notas a descerem com muita facilidade. Quando comecei a ver que as minhas notas não eram nada do que eu estava à espera é que me comecei a aperceber das diferenças entre básico e secundário.
    No básico sempre tive boas notas sem ter de fazer grande coisa, lia algumas páginas dos manuais ou dos cadernos no dia anterior, às vezes ainda tinha paciência para fazer alguns resumos de última hora, mas nada mais e isso chegava-me. Talvez o problema tenha mesmo sido o facto de não estar habituada a estudar, porque acreditem que todos os conselhos que provavelmente vão receber tal como eu recebi de pessoas mais velhas que dizem que no secundário é essencial estudar bastante são totalmente verdade.
    Posso dizer-vos que foi o ano mais difícil para mim, mas não tenham medo porque no fim acabamos por conseguir superar-nos. A verdade é que foi mesmo o ano mais difícil, não só pela escola, mas também por tudo o que foi acontecendo a nível pessoal, sendo que alguns desses acontecimentos acabam por estar relacionados com esta fase da nossa vida, a adolescência. É uma altura em que nos descobrimos a nós mesmos. Encontramo-nos sem sabermos que estavamos perdidos.
    Um conselho que vos dou é estar perante esta nova fase da vossa vida com naturalidade, não queiram apressar as coisas porque naturalmente irão acontecer. Quanto às notas, aulas, testes e tudo o resto a história é diferente porque sem trabalho não conseguem alcançar nada, por isso para ficarmos satisfeitos com o resultado final temos de nos esforçar antes. O fim é compensador, mas é a caminhada que fazemos antes que nos permite chegar ao bom resultado.


You Might Also Like

4 comentários

  1. adorei o teu blog, segui :)
    http://sete-mil-razoes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Mariana, fico muito contente por saber isso. Também gostei muito do teu blog e segui :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da sinceridade do post e dos conselhos :)
    beijinhos
    terescrubs.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Teresa. Sou sincera em todos os meus posts espero que te apercebas disso :)
      Beijinhos

      Eliminar

Partilha a tua opinião e as tuas dúvidas



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...