Vida Saudável #6 - Mudanças

17:11

    A decisão de seguir um estilo de vida saudável permanentemente pode parecer fácil à primeira vista, mas não conseguimos alcançá-la sem fazermos mudanças na nossa vida. A verdade é que algumas dessas mudanças custam bastante a pôr em prática. Se decidimos criar um compromisso com nós mesmos devemos levá-lo a sério. Se não conseguimos respeitar um acordo feito por nós então nunca conseguiremos respeitar nada neste mundo, inclusive a nossa própria pessoa.
    É claro que é mais prático ficar a dormir um pouco mais do que ir correr ou naqueles momentos em que nos apetece comer 10 pacotes de batatas fritas inteiros ter de nos controlar, sim, é difícil, mas assim que o conseguimos sentimo-nos ótimos. Passamos a ter (pelo menos temos essa sensação) todo o controlo sobre o nosso corpo, porque uma vida saudável não se baseia apenas num corpo são, mas sim numa mente e corpo sãos.
    Nunca tive problemas com o meu peso (exceto quando pesava menos do que devia), toda a minha vida fui magra, mas ser magra não é sinónimo de ser saudável. O meu metabolismo fazia com que o meu peso não oscilasse porque na realidade era sedentária (tirando as aulas de Educação Física) e comia de tudo, o que inclui "bons" alimentos, mas também "maus" alimentos.
    Com a adolescência fui começando a sentir um pouco mais os efeitos secundários (problemas circulatórios, falta de resistência...) e tomei a decisão de focar-me na vida de maneira a conseguir acrescentar-lhe qualidade, felicidade e longevidade, bem como outros benefícios que este estilo de vida nos dá.
    Mas quanto às mudanças, mudar hábitos nunca é fácil, para o conseguirmos temos de ter muita força de vontade e há dias em que o que mais queremos é ficar uma semana enterrados nos lençóis da cama e viver eternamente na nossa realidade, mas temos que dar a volta por cima, temos de nos superar a nós mesmos se queremos alcançar algum objetivo. Só nós temos a chave para o sucesso, ninguém consegue fazer esse caminho se nós não o fizermos.
    As mudanças não são tão dolorosas quanto isso. Falo por mim... Comecei a gostar muito mais de desporto e quando os resultados se começam a notar acreditem que passam a adorar todo o suor perdido e dores musculares dos dias seguintes. Quanto à alimentação, não é que eu cometesse muitos excessos, mas passei a controlar-me muito mais e devo dizer-vos que me sinto muito melhor assim. Noto diferença na minha vida, apesar de ainda ter que mudar muita coisa, mas este tipo de mudanças deve ser feito aos poucos e não de uma forma radical. É mais fácil fazê-lo assim. Experimentem e acreditem em mim quando digo que vão notar grandes diferenças nas vossas vidas.

          



You Might Also Like

0 comentários

Partilha a tua opinião e as tuas dúvidas



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...