25 de Abril - Revolução dos Cravos

18:28

    Como sabem, hoje comemora-se os 40 anos desde que se deu a Revolução do 25 de Abril. Acho que era uma data que não podia deixar passar por ter tanto significado para o povo português, uma vez que não podemos pensar nela como apenas mais um feriado em que não temos de ir às aulas, pelo menos eu não penso assim.
    Nesse dia os militares portugueses e mais tarde o povo saíram à rua para lutarem pelo que tinham direito, mas que haviam perdido, uma vez que vivíamos numa ditadura. O mais louvável é o facto de termos conseguido lutar sem armas e apelando sempre pela paz.
    Não era nascida nessa altura, aliás os meus pais eram ainda crianças muito pequenas que nem memórias desses tempos têm, mas não consigo imaginar-me a viver numa situação de opressão, num país em que não poderia demonstrar os meus sentimentos, não podia dizer o que penso, não podia sequer ter os mesmos direitos que um homem tinha apenas pelo facto de ser mulher. Sim, porque apesar de ninguém ter direitos a mulher tinha ainda menos "liberdade" pois estava condicionada ao 'homem da família' tratada como um objeto que esses homens possuiriam.
    Só tenho a agradecer aos impulsionadores deste movimento. Graças a eles temos hoje direito a pequenas coisas que nos parece impensável alguém não ter. Quanto a vocês não sei, mas eu sinto-me eternamente grata por puder viver "neste" Portugal que não existiria se esta revolução não tivesse acontecido.
    VIVA O 25 DE ABRIL!! VIVA A LIBERDADE!!



You Might Also Like

0 comentários

Partilha a tua opinião e as tuas dúvidas



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...